A MEGAFERRO ADERIU AO NOVEMBRO AZUL
16/11/2017Estamos no mês da prevenção contra o câncer de próstata e é nosso papel conscientizar os homens em relação ao cuidado com a saúde. O câncer de próstata é um dos que mais afetam os homens. Quando diagnosticado no início, tem até 90% de de cura.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada. Nesta fase, os sintomas identificados são diminuição do jato de urina, aumento da frequência urinária e dificuldade ao urinar. No entanto, os médicos alertam que a falta de sintomas não significa que o indivíduo não tenha a doença e, devido a isso, é necessário que sejam feitos os exames preventivos e os cuidados com a saúde em geral.
Homens negros ou com histórico familiar da doença (pai, irmão ou tio) e excesso de peso têm maior incidência desse tipo de câncer. Recomenda-se que homens com idade acima de 45 anos que façam parte desses grupos de risco e os acima de 50 anos, sem esses fatores, frequentem anualmente o urologista e façam o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como seu endurecimento e a presença de nódulos suspeitos, além de fazer o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Fique atento e previna-se, sem preconceito. Afinal, a saúde é nosso bem mais precioso.